p Golden Solution | IaaS vs PaaS vs SaaS

IaaS vs PaaS vs SaaS.

20/06/2022
Infraestrutura como serviço
plataforma como serviço
Software como serviço

Aprenda sobre as distinções entre IaaS vs PaaS vs SaaS, bem como seus métodos de entrega, exemplos, benefícios e desvantagens e quando utilizar cada um.

Introdução

Com a ampla adoção de ambientes em nuvem, mais empresas estão abandonando soluções de TI no local em favor de infraestruturas de TI, plataformas e software como serviço. Mas como isso funciona na prática e quais são as distinções entre os vários modelos de serviço?

Saiba mais sobre as diferenças entre IaaS, PaaS e SaaS e como eles podem ajudá-lo a projetar um ambiente de computação em nuvem adaptado às suas necessidades específicas. Também veremos alguns exemplos do mundo real para que você possa ver como as soluções como serviço se encaixam em seu ambiente de TI atual e quais benefícios e desvantagens esperar.

Qual é a diferença entre Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS)?

IaaS, PaaS e SaaS são os acrônimos de Infrastructure-as-a-Service, Platform-as-a-Service e Software-as-a-Service, respectivamente. Cada um explica como você pode usar a nuvem para beneficiar seus negócios. Os modelos de serviço não são mutuamente exclusivos, mas cobrem alguns aspectos do gerenciamento de TI, tornando-os uma opção viável para sistemas de TI autogerenciados no local.

As soluções tradicionais exigem que você gerencie sua própria infraestrutura de TI e aplicativos internos, enquanto a IaaS permite que você pague por armazenamento, rede e virtualização com base no pagamento conforme o uso. A PaaS também fornece serviços adicionais, como ferramentas de desenvolvimento de hardware e software baseadas na web. Ao “alugar” soluções de software inteiras, o SaaS oferece o mais alto nível de gerenciamento de fornecedores.

Exemplos de IaaS

Dez organizações que fornecem plataformas IaaS para diversas necessidades de negócios (algumas também oferecem modelos PaaS ou SaaS) estão listadas abaixo:

  • Amazon Web Services (AWS)
  • O Google Compute Engine (GCE)
  • IBM Cloud
  • Linode
  • Microsoft Azure
  • Rackspace
  • Cisco Metacloud
  • Oracle Cloud

Exemplo de PaaS

Os dez fornecedores de PaaS mais populares para criar aplicativos personalizados para necessidades de negócios estão listados abaixo.

Exemplos de SaaS

Mesmo antes das corporações começarem a migrar para a nuvem, já existia Software-as-a-service. Sistemas de e-mail baseados na Web, como Outlook ou Gmail, são os melhores exemplos. Sem dúvida, você está familiarizado com alguns provedores de SaaS listados abaixo.

  • Salesforce
  • Cisco WebEx
  • Dropbox
  • ZenDesk
  • MailChimp
  • Slack
  • HubSpot
  • Google Apps
  • DocuSign

IaaS vs PaaS

Você tem muito controle sobre seus sistemas operacionais usando a infraestrutura como serviço. É a pedra angular da sua configuração de computação em nuvem. A plataforma como serviço, por outro lado, permite que você crie aplicativos sem precisar hospedá-los em seus próprios servidores, oferecendo mais flexibilidade, mas menos controle.

O modelo de serviço ideal para você é determinado pelas necessidades da sua empresa. Se você deseja desenvolver um site, por exemplo, uma solução IaaS como a Golden Solutions pode fornecer a infraestrutura para hospedar suas aplicações. Uma plataforma PaaS como o Google Cloud Platform, por outro lado, não apenas hospeda seu site, mas também permite que seus desenvolvedores construam e implantem aplicativos exclusivos.

SaaS vs PaaS

Platform-as-a-Service, como dito anteriormente, é um método de desenvolvimento de novos produtos em cima de uma rede existente. Software-as-a-Service, por outro lado, vai um passo além. Os produtos SaaS são totalmente gerenciados pelo fornecedor e estão prontos para uso imediato por sua equipe.

Quando você deve escolher um serviço PaaS em vez de um serviço SaaS? A plataforma como serviço, por exemplo, oferece todas as ferramentas necessárias para criar um aplicativo de folha de pagamento personalizado para suas necessidades de RH. Quando seu produto estiver completo, ele poderá ser classificado como SaaS. Uma ferramenta de folha de pagamento como o Quickbooks, por outro lado, é uma ótima alternativa se você gosta de simplicidade imediata.

IaaS vs SaaS

Você obtém o máximo de serviço de seu provedor terceirizado em termos de gerenciamento e manutenção de software ao usar um produto de software como serviço. Em contraste, com a infraestrutura como serviço, o fornecedor apenas fornece e mantém componentes fundamentais, como servidores e armazenamento.

Qual modelo é adequado para sua empresa depende muito de seus objetivos. IaaS é a melhor solução se você precisa de controle total sobre seu ambiente de nuvem e deseja evitar problemas de dados de gerenciamento externo que possam comprometer o funcionamento ou a segurança de seus dados. Migrar para uma solução SaaS de pequena escala é uma ideia melhor se você não precisa de muita flexibilidade e valoriza a facilidade de uso.

Infraestrutura como serviço (IaaS)

Infrastructure-as-a-Service (IaaS) é um acrônimo para Infrastructure-as-a-Service. Ele permite que as empresas adquiram capacidade de rede e armazenamento sob demanda, em vez de comprar infraestrutura cara. A IaaS é escalável e oferece mais flexibilidade às empresas do que as alternativas locais.

IaaS é a camada mais fundamental na computação em nuvem. Os componentes virtualizados disponíveis pela Internet são iguais aos servidores e hardware que as empresas normalmente manteriam no local.

Quando você deve utilizar o IaaS?

A IaaS é benéfica para empresas de todos os tamanhos. Pequenas empresas que não desejam comprar hardware ou não têm tempo, equipe ou capacidade de operar grandes data centers no local, bem como grandes empresas que desejam manter o controle sobre seus programas e usar apenas os recursos necessários. A escalabilidade do IaaS é especialmente vantajosa para empresas que estão se expandindo rapidamente.

Delivery IaaS

A IaaS fornece às empresas uma infraestrutura completa de computação em nuvem, que inclui uma rede, servidores, sistema operacional e data centers/armazenamento. A tecnologia de virtualização concede acesso total por meio de um painel ou API. Os clientes têm controle total sobre sua infraestrutura de computação dessa maneira.

Servidores, discos rígidos, armazenamento e ferramentas de virtualização são todos gerenciados e mantidos pelo provedor de IaaS. No entanto, o cliente ainda deve manipular programas, tempo de execução, SO, middleware e dados.

Vantagens do IaaS

As empresas que desejam se transferir para a nuvem podem se beneficiar do IaaS. Os que mais se destacam são mencionados abaixo.

  • Flexibilidade: A IaaS oferece mais flexibilidade do que qualquer outro paradigma de computação em nuvem.
  • Automação: Você pode automatizar rapidamente a implantação de servidores, armazenamento e rede com IaaS.
  • Redução de custos: a IaaS permite que você compre recursos apenas quando precisar deles, para que você pague apenas pelo que precisa.
  • Controle: A IaaS permite que você mantenha o controle total de sua infraestrutura.
  • Escalabilidade Você pode aumentar ou diminuir rapidamente seus recursos porque está apenas “alugando” componentes de TI.

Desvantagens do IaaS

Antes de decidir sobre um provedor, você deve ser informado sobre as possíveis armadilhas da IaaS.

  • Sistemas legados: os aplicativos legados podem precisar ser atualizados para o novo tipo de infraestrutura antes de serem transferidos para a nuvem.
  • Treinamento interno: para administrar e monitorar a IaaS com eficiência, os funcionários podem precisar de treinamento adicional.
  • Segurança: você é responsável por gerenciar ameaças de segurança emergentes enquanto mantém o controle sobre seus aplicativos, dados, middleware e plataforma de sistema operacional.

Plataforma como serviço (PaaS)

Platform-as-a-Service (PaaS) é um acrônimo para Platform-as-a-Service. A plataforma baseada na Internet fornece aos desenvolvedores uma estrutura e ferramentas para criar aplicativos e softwares adaptados às necessidades específicas da organização.

PaaS pode ser pensado como uma forma condensada de IaaS. Os clientes têm acesso a servidores e data centers mantidos e gerenciados por um fornecedor terceirizado, semelhante ao IaaS. Eles empregam principalmente PaaS para criar aplicativos SaaS personalizados.

Quando o PaaS deve ser usado?

Existem vários cenários em que uma solução de plataforma como serviço pode ser benéfica. PaaS, por exemplo, é um excelente método para otimizar fluxos de trabalho se você tiver vários desenvolvedores trabalhando no mesmo projeto de desenvolvimento.

Você pode até trazer fornecedores adicionais e permanecer flexível durante todo o processo. O PaaS também é o caminho a seguir se sua empresa exigir aplicativos personalizados que devem ser desenvolvidos e implantados rapidamente.

Delivery PaaS

A entrega de PaaS pode ser semelhante à de SaaS. A única diferença é que os clientes não acessam software online; em vez disso, eles acessam uma plataforma online para desenvolvimento de software. Além disso, como as ferramentas e o ambiente estão prontos para uso, os engenheiros e desenvolvedores de software podem se concentrar no desenvolvimento de aplicativos em vez de se preocupar com outros componentes, como sistemas operacionais, armazenamento e infraestrutura.

As vantagens do PaaS

A seguir estão algumas das vantagens mais significativas do uso de PaaS como uma plataforma de computação em nuvem.

  • Redução de custo: PaaS é uma solução simples e econômica para desenvolver e implantar novos programas rapidamente.
  • Escalabilidade: As arquiteturas de serviço PaaS são facilmente adaptáveis ​​às necessidades dos desenvolvedores.
  • Migração: É simples mudar para uma abordagem de nuvem híbrida com PaaS.
  • Menos codificação: Em comparação com o anterior, suas equipes de desenvolvedores terão que fazer muito menos codificação.
  • Flexibilidade: A PaaS permite que os desenvolvedores personalizem aplicativos sem precisar manter o software, o que economiza tempo.

Desvantagens do PaaS

Sem surpresa, existem algumas desvantagens a serem observadas antes de se inscrever em uma estratégia de computação em nuvem PaaS.

  • Segurança de dados: Ao usar servidores controlados por fornecedores de terceiros, há vários perigos de segurança a serem observados.
  • Problemas com o tempo de execução: algumas soluções de PaaS não são otimizadas para a linguagem ou estrutura com a qual sua equipe de desenvolvimento está acostumada.
  • Integrações: Como nem todos os componentes do seu sistema de TI legado são criados para a nuvem, você pode enfrentar algumas dificuldades ao integrar novos aplicativos.
  • Limitações: As operações de nuvem personalizadas às vezes apresentam procedimentos automatizados que não são compatíveis com soluções de PaaS, restringindo os recursos do usuário operacional final.

Software-as-a-Service (SaaS)

Software-as-a-Service (SaaS) é um acrônimo para software-as-a-service. O tipo mais frequente de computação em nuvem são esses serviços completos de aplicativos em nuvem. Eles estão prontos para uso e frequentemente são executados diretamente no navegador da Web do cliente, eliminando a necessidade de instalações e downloads de soluções no local.

Um provedor terceirizado gerencia, atualiza e mantém o SaaS, que é hospedado em servidores remotos. Como resultado, o usuário final tem menos responsabilidade, mas também menos controle.

Quando você deve usar o SaaS?

Pequenas empresas e startups que não possuem recursos para desenvolver seus próprios aplicativos de software se beneficiariam do SaaS. Se você não precisa de aplicativos altamente personalizados, o SaaS é a solução mais rápida e fácil para tudo, desde e-commerce até iniciativas de curto prazo. O SaaS também é uma excelente opção para aplicativos que não são utilizados com frequência, como software fiscal.

Delivery SaaS

Os clientes podem trabalhar de qualquer lugar porque o SaaS é fornecido como um serviço totalmente funcional que pode ser acessado remotamente por meio de qualquer navegador da web. Os usuários acessam o programa por meio de um painel ou API e contam com o provedor SaaS para correções de bugs, middleware, suporte e quaisquer outras dificuldades técnicas.

Vantagens do SaaS

As empresas e seus funcionários se beneficiam do Software-as-a-Service de várias maneiras.

  • Economia: o SaaS geralmente é hospedado em um ambiente compartilhado ou multilocatário. Quando manuseados adequadamente, os custos de licença são menores do que os modelos tradicionais.
  • Escalabilidade: As soluções SaaS são simples de aumentar ou diminuir dependendo de suas demandas.
  • Integração: Muitas soluções SaaS integram-se a outros provedores SaaS, eliminando a necessidade de adquirir servidores ou softwares adicionais.
  • Atualizações: Com SaaS, você obtém acesso a novas versões e atualizações de software imediatamente.
  • Facilidade de uso: SaaS é simples de usar e vem com as melhores práticas integradas sem a necessidade de instalação ou download.

Desvantagens do SaaS

Você deve estar informado sobre as possíveis armadilhas de um paradigma de computação em nuvem SaaS antes de decidir sobre ele.

  • Segurança de dados: A segurança e a conformidade dos dados podem ser prejudicadas porque volumes significativos de dados confidenciais são compartilhados por meio de servidores externos.
  • Modificação limitada: quando se trata de recursos e capacidades, o SaaS permite apenas uma personalização modesta.
  • Interoperabilidade: devido às dependências, a integração de SaaS com aplicativos e serviços atuais pode ser problemática.
  • Menos controle: Os usuários têm controle limitado sobre recursos, velocidade, tempo de inatividade ou como seus dados são gerenciados.
  • Recursos desperdiçados: devido à simplicidade e escalabilidade do SaaS, a pilha de SaaS de uma organização geralmente contém aplicativos sobrepostos, subutilizados ou desnecessários. Sem processos automatizados de gerenciamento de SaaS ou otimização de SaaS, o valor dos aplicativos SaaS na empresa pode diminuir.
  • Shadow IT: Os funcionários frequentemente adquirem ou se inscrevem em novos SaaS sem conhecimento. Aplicativos SaaS não gerenciados podem conter falhas de segurança.

Participação de mercado de IaaS vs. PaaS vs. SaaS

O gráfico abaixo mostra como a participação no mercado de computação em nuvem pública mudou nos últimos três anos, bem como uma previsão para 2022. SaaS, com uma participação de mercado de computação em nuvem de 39,4% em 2021, é o serviço de computação em nuvem mais popular, seguido por IaaS (20,9%) e PaaS (18,7%).

A tendência demonstra que o SaaS está em declínio, enquanto o IaaS e o PaaS estão aumentando, e essa tendência deve continuar nos próximos anos. Isso pode ocorrer porque as empresas reconhecem que o IaaS é mais versátil e configurável do que as alternativas SaaS prontas para uso. No entanto, este último certamente manterá seu domínio e continuará sendo o modelo de serviço em nuvem mais popular em termos de gastos.

Cloud computing IaaS vs PaaS vs SaaS market share

Conclusão

Como você pode ver, cada modelo de computação em nuvem é adequado para uma variedade de organizações e demandas. E, como cada modelo tem vantagens e desvantagens, você deve decidir o que é mais importante para você e sua empresa: controle, personalização ou conveniência. E depois de tomar sua decisão, você precisará descobrir o fornecedor perfeito que se encaixa na cultura de sua empresa e, como resultado, ajuda suas equipes a se tornarem mais produtivas e eficientes.

Outros modelos futuros de computação em nuvem nos quais você pode estar interessado incluem Disaster Recovery as a Service, Backup as a Service. Cada um é destinado a empresas que procuram determinados serviços para se manterem competitivas em um mundo que prioriza a nuvem.

Conheça Golden Solutions para seu provedor IaaS

A Golden Solutions possui vasta expertise em Cloud Computing, além de possuir as certificações ISOs 27001, 27017 e 27018, que garantem a excelência que é entrega na prestação do serviço.

Temos um time de especialistas e fazemos toda a migração de seus servidores on premises para o nosso ambiente em nuvem.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.