p Golden Solutions | Nuvem Privada: a importância para o seu negócio

Nuvem Privada: a importância para o seu negócio.

19/05/2022
Cloud Computing
cibersegurança
Computação em Nuvem
Nuvem Privada
Nuvem Pública

Você sabe quais são os benefícios da nuvem privada para o dia a dia de sua empresa?

Uma pesquisa feita pela empresa F5 com 1.500 CIOs e CISOs ao redor do mundo, inclusive do Brasil, revela que 67% dos entrevistados afirmaram que estão repatriando algumas aplicações da nuvem pública para ambientes on-premises ou planejam fazer isso nos próximos 12 meses.

Em 2021, esse número correspondia apenas a 27% do universo da pesquisa, de acordo com o IT Forum.

O que dizem os especialistas?

“São empresas que compreendem o valor da infraestrutura multi-cloud, mas, por diversas razões, entendem que as garantias de continuidade de negócios exigem que algumas aplicações retornem para sua nuvem privada”, observa Beethovem Dias, Solutions Engineer da F5 Brasil.

Afinal, o que é nuvem privada?

Nesse sentido, como o próprio nome já remete, esse modelo de computação em nuvem é exclusivo de uma única organização. Portanto, somente os usuários de determinada companhia podem acessá-lo, pois só eles têm acesso à infraestrutura. 

O que a nuvem privada significa na prática?

Em síntese, o serviço permite que os funcionários acessem, compartilhem ou armazenem os dados através de um ambiente privado e seguro. 

A nuvem privada pode ser encontrada em um data center terceirizado ou de forma local. Em outras palavras, na infraestrutura da própria empresa.

Benefícios da Nuvem Privada

Se a sua empresa precisa de ajuda com o processo de migração para a computação em nuvem, mas você está em dúvida sobre qual modelo utilizar, descubra as características e benefícios da nuvem privada para o seu ambiente de trabalho.  

Confira as 5 vantagens que separamos para você saber mais:

  1. Segurança

A nuvem privada possui uma infraestrutura privada que é compartilhada somente com a organização do usuário, oferecendo mais cibersegurança e proteção de dados. Juntamente com o auxílio de uma equipe de TI dedicada, há o controle da rede de computadores, servidores e aplicativos.

  1. Personalização

Esse modelo de computação em nuvem também facilita a personalização dos recursos disponíveis como armazenamento, ferramentas, entre outros. Por isso, para quem tem empresa com necessidades específicas, o modelo adapta-se de acordo com a demanda.

  1. Escalabilidade

A nuvem privada conta com o benefício da escalabilidade, conferindo maior capacidade de produção e dimensionamento. Ou seja, o seu desempenho pode ser muito maior do que uma nuvem pública.

  1. Redução de custos e espaço

Outra vantagem é a redução de custos, pois ao contratar um parceiro para ajudar a sua empresa nessa jornada, você não precisa se preocupar em aumentar a infraestrutura física do local comprando novos equipamentos. Desse modo, as atualizações do sistema ficam por conta da empresa terceirizada.

  1. Mobilidade

É possível realizar o acesso a qualquer momento, em qualquer lugar, garantindo agilidade. Isso quer dizer que você pode acessar os seus dados da Nuvem Privada a partir de dispositivos móveis pela palma da mão.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a nuvem privada e as suas vantagens, que tal considerar a possibilidade de migrar os dados da sua empresa para esse modelo de computação em nuvem?

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber mais, conte com a gente!

Golden Solutions

Presente no mercado há mais de uma década, a Golden Solutions tem as melhores soluções de tecnologia para o seu negócio. Para cada um dos desafios enfrentados com a sua TI, existe uma solução.

Fale com nossos especialistas

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.