p Golden Solution | O que é Teste de Penetração e por que é importante?

O que é Teste de Penetração e por que é importante?.

17/05/2022
Hacker ético
Penetration Test
Teste de vulnerabilidade
Importancia do teste de penetração
Pen Test
Pen Testing

O que é teste de penetração? Neste artigo iremos te contar tudo sobre esse procedimento de segurança, como é feito, os diferentes tipo e porque é importante.

Teste de penetração é um tipo de hacking ético, que também é conhecido como Pen Test ou teste de segurança, é um ataque cibernético legalmente sancionado em qualquer sistema de computador que é realizado para avaliar a segurança do sistema. Veremos por que o teste de penetração é tão vital para as empresas neste ensaio.

O teste de penetração é realizado apenas com o objetivo de detectar e reparar vulnerabilidades do sistema. Isso evita que terceiros não autorizados acessem os dados do sistema.

Este tipo de teste ajuda a obter uma avaliação de risco abrangente de qualquer sistema, incluindo seus pontos fortes e fracos. Depois que o sistema de destino foi testado, o procedimento normalmente começa com a identificação do sistema de destino e uma finalidade específica.

As informações coletadas durante os testes do sistema são comparadas com o plano original do projeto. O proprietário do sistema é notificado sobre quaisquer problemas de segurança descobertos dessa maneira.

Com o aumento dos ataques cibernéticos, as empresas devem fazer Pen Tests frequentes para se proteger contra violações de dados e informações confidenciais de seus clientes.

Então, o que exatamente é um teste de penetração?

Um teste de penetração, geralmente conhecido como pen test, é um ataque cibernético ao seu sistema de computador projetado para encontrar falhas. Isso é feito para avaliar a segurança do sistema. O teste de penetração é definido como um método para obter garantia na segurança de um sistema de TI, tentando violar parte ou toda a segurança desse sistema, usando as mesmas ferramentas e técnicas que um adversário pode”, de acordo com o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido.

Os White Hat Testes, ou testadores, o usam o teste de penetração para realizar hackers. Eles protegem o computador e os dados que ele contém de hackers. À medida que os sistemas de computador de compartilhamento de tempo se tornaram mais predominantes em meados da década de 1960, a noção de teste de penetração foi estabelecida. Esses sistemas forneceram recursos através das linhas de comunicação, mas também levantaram novos desafios de segurança. Há uma grande quantidade de dados que os hackers podem tomar hoje em dia, com 640 terabytes de dados viajando ao redor do mundo a cada minuto.

A chave para evitar ser vítima de um desses assaltos é manter seu sistema de segurança atualizado. Um Pen Test completo garantirá que quaisquer vulnerabilidades em potencial sejam identificadas e que uma violação de dados seja evitada.

Como são feitos esses testes?

O teste de penetração é uma técnica para examinar uma rede, um aplicativo da Web ou um sistema de computador em busca de pontos fracos que um hacker possa explorar. Pode ser um método, ferramenta ou serviço expressamente projetado para detectar falhas de segurança.

Existem vários métodos para identificar possíveis vulnerabilidades. Você pode escolher entre testes manuais e automatizados. Os White Hat Hackers realizam testes manuais, enquanto o software executa um Pen Test automatizado.

Uma White box, uma black bom ou uma gray box podem ser usadas como alvo do pen test. O plano de fundo de um alvo de white box e os detalhes do sistema são fornecidos ao testador com antecedência. Uma black box é um alvo para o qual apenas os dados mais básicos estão disponíveis. Além do nome da empresa para quem o testador deve fazer o exame, às vezes não há informações fornecidas. Um alvo gray box é um híbrido dos dois, com o testador recebendo apenas informações limitadas.

Vantagens do teste de percepção

Quando se trata de proteger um sistema contra perda de dados, um pen test pode ajudar com uma análise detalhada da infraestrutura de segurança. Aqui estão algumas das vantagens mais importantes.

Revela vulnerabilidades: Após o teste, é gerado um relatório que detalha as deficiências do sistema. Também propõe medidas que podem ser feitas para melhorar o software e o hardware de um sistema de computador. Essas sugestões ajudam a melhorar a segurança geral do sistema de computador e da rede.

Mantém a confiança do cliente: uma violação de dados pode prejudicar a reputação de uma empresa e levar a perdas futuras à medida que os clientes perdem a confiança nela. Testes regulares são essenciais para garantir a segurança e manter a confiança do cliente em seu negócio. Clientes, fornecedores, parceiros e outras partes interessadas são tranquilizados por revisões sistemáticas de segurança.

Análise de infraestrutura e riscos potenciais: A tarefa de um pen tester é explorar vulnerabilidades usando técnicas de hacking. Isso envolve obter acesso a informações confidenciais, como senhas, informações de contato, informações de contas bancárias e assim por diante. O testador também pode executar comandos do sistema e acessar o sistema remotamente. Apenas um testador pode informá-lo sobre todos os perigos conhecidos e a probabilidade de serem explorados se não forem abordados o mais rápido possível.

Estudos de caso

Para suas operações vitais de negócios enormes e complicadas, a maioria das grandes organizações adota o teste de penetração. Eles também o utilizam para criar componentes exclusivos para sua empresa.

O Penetration Test é necessário para softwares que lidam com informações confidenciais. Devido à natureza das informações que eles mantêm, certos setores, como governo, saúde e serviços financeiros, exigem medidas de segurança rigorosas.

A seguir estão alguns exemplos de cenários de teste de penetração:

  • Mantendo o controle dos dados enviados através de um cabo
  • Os dados em um arquivo estão sendo monitorados.
  • Procurando por senhas ocultas em um arquivo
  • Verificando se a página de erro contém alguma informação
  • Examinando URLs para informações confidenciais
  • Verificação de táticas de ataque do DOS, como ações repetidas, modificação de formatos de dados esperados e assim por diante
  • Um ataque de injeção de XML está sendo investigado.
  • Ataques à injeção de script HTML estão sendo investigados.
  • Executando uma verificação de estouro de buffer
  • Examinando ataques de falsificação, como alterar os endereços MAC e IP

Diferentes tipos de teste de penetração

Testes de penetração prejudicam deliberadamente o sistema de segurança de uma empresa para descobrir falhas. Durante o julgamento, a equipe de segurança alerta o mesmo se houver proteção suficiente. No entanto, se o sistema falhar no teste, ele será considerado vulnerável. Esses sistemas de computador estão sujeitos a ataques e podem revelar dados confidenciais. Testes de penetração podem ser feitos em uma variedade de métodos.

Open-box pen test: O hacker ou testador recebe alguns conhecimentos básicos antes do tempo em um teste de penetração de caixa aberta. Esses dados podem pertencer às medidas de segurança anteriores da empresa-alvo.

Closed-box pen test: Um teste cego simples às vezes é conhecido como um teste de penetração de caixa fechada. Os hackers não recebem informações durante esse tipo de Pen Test. A única coisa que eles sabem é o nome da empresa.

Covert pen test: esse tipo de exame também é conhecido como double-blind pen test. Ninguém na organização está ciente de que um teste de penetração está ocorrendo neste cenário. Todos os profissionais de TI e segurança que devem responder ao ataque estão incluídos. Para evitar dificuldades posteriores, o hacker deve ter detalhes como o escopo e o objetivo do teste escritos com antecedência.

Pen test externo: Nesta forma de teste, o hacker tenta invadir a tecnologia da empresa que é visível ao público, como seu site ou servidores de rede. Por não estarem autorizados a chegar às instalações da empresa, os hackers costumam realizar o ataque remotamente.

Pen test interno: em um pen test interno, o hacker realiza o teste de dentro da rede da empresa. Isso significa que o hacker pode utilizar os recursos da empresa para realizar o ataque. Isso é feito para ver quanto dano pode ser causado por trás do firewall da empresa se funcionários específicos deixarem de fazer sua lição de casa.

O teste de penetração também está disponível para ajudar a encontrar pontos fracos em toda a infraestrutura de TI. A seguir estão alguns desses testes de penetração.

Teste de aplicativo da Web: é usado para identificar quaisquer falhas de segurança no software de aplicativo da Web.

Teste de rede: Isso revela quaisquer falhas ou vulnerabilidades na rede do host ou nos dispositivos de rede conectados a ela.

Teste de segurança wireless: Este teste foi desenvolvido para encontrar falhas de segurança e pontos de acesso em uma rede Wi-Fi.

Teste de engenharia social: um teste de engenharia social é realizado para verificar se os funcionários de uma empresa estão seguindo os processos e políticas de treinamento da empresa e não estão sendo vítimas de ataques de phishing ou outros perigos cibernéticos.

Teste de infraestrutura: O teste de infraestrutura é realizado para procurar vulnerabilidades em todo o sistema.

IoT pen test: Os testes de penetração IoT são usados ​​para proteger os dados do consumidor em todo o mundo.

PCI pen test: Os padrões de conformidade com PCI são um conjunto de regras que garantem que todas as empresas processem, armazenem e enviem informações de cartão de crédito de maneira segura.
Os testes de conformidade PCI garantem que as soluções de segurança de dados de pagamento atendem aos requisitos de conformidade PCI.

O papel e a importância do teste de penetração na segurança

O objetivo principal do pen testing é descobrir problemas que possam levar a violações de segurança e de dados. Isso é feito para garantir que os controles de segurança adequados estejam em vigor. Também existem ferramentas de teste especializadas disponíveis que avaliam a resiliência da política de segurança de qualquer organização.

Por ser um ataque cibernético simulado, hackers éticos podem usá-lo para avaliar a eficiência das medidas de segurança existentes. Isso é feito para descobrir as falhas antes que o invasor o faça. O principal objetivo no caso de redes é melhorar a segurança. Feche portas não utilizadas, solucione problemas de serviços e calibre as regras de firewall para fazer isso. Essa estratégia auxilia no fechamento de todos os tipos de falhas de segurança. O teste é usado para localizar, analisar e relatar vulnerabilidades em aplicativos da Web, como estouro de buffer, injeção de SQL, script entre sites e assim por diante.

O teste de penetração é uma técnica para avaliar mecanismos de segurança e obter informações sobre o estado geral de um aplicativo. Também pode ser usado para avaliar a rede e as camadas de segurança física. Os testes revelam os locais vulneráveis ​​em um sistema de computador que os hackers inicialmente atacariam. Também ajuda na prevenção de ataques futuros, avaliando os controles de segurança críticos.

Leia mais: Cibersegurança – Conceitos e Tecnologias

Conheça a Golden Solutions

A Golden Solutions conta com centenas de clientes atendidos, comercializando licenças de software e desenvolvendo serviços como gestão de nuvem, consultoria e serviços gerenciados, além de um portfólio amplo de soluções verticalizadas com foco em inovação e transformação digital.

Conte com o nosso apoio para implantar a execução de Pen Test e para aplicação de qualquer medida de Cibersegurança no seu negócio.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.