p Golden Solutions | 10 Benefícios de computação em nuvem

10 Benefícios de computação em nuvem.

01/05/2022
Cloud Computing
Nuvem Privada
computação em nuvem fortaleza
nuvem híbrida
provedor de nuvem

São inúmeros os benegícios de computação em nuvem, que é a utilização de hardware e software fornecidos pela rede (geralmente a Internet).

A computação em nuvem é simplesmente computação baseada na Internet. Anteriormente, os indivíduos executavam aplicativos ou programas de um computador ou servidor local. A computação em nuvem fornece acesso à Internet para os mesmos aplicativos.

A computação em nuvem assume que a computação primária ocorre em um computador que não está ativamente em uso. Os servidores remotos armazenam e analisam os dados adquiridos (também chamados de servidores em nuvem). Portanto, o gadget de acesso à nuvem não precisa trabalhar tanto.

Os servidores em nuvem liberam memória e capacidade de processamento hospedando aplicativos, plataformas e bancos de dados remotamente. Os serviços em nuvem podem ser acessados com segurança usando as credenciais do provedor de computação em nuvem.

As vantagens da computação em nuvem

Aqui está uma lista de vantagens significativas que uma organização pode antecipar da infraestrutura em nuvem.

1. Implantação Rápida

A capacidade de criar novas instâncias de computação em nuvem em segundos revolucionou o desenvolvimento de software. Sem restrições de hardware ou longos processos de aquisição, os desenvolvedores podem testar rapidamente novas ideias e construir a arquitetura do aplicativo.

2. Atualizações automáticas e integração

Isso permite a criação mais rápida de produtos, oferecendo novos recursos aos clientes finais mensalmente, semanalmente ou até diariamente. Essas integrações facilitam o monitoramento e o diagnóstico de dificuldades na produção.

3. Eficiências e Economias

O uso da infraestrutura em nuvem economiza dinheiro na compra e manutenção de equipamentos. Isso diminui o CAPEX. Você não precisa investir em hardware, utilitários ou um grande data center para expandir sua empresa. Você nem precisa de grandes equipes de TI para administrar seus data centers em nuvem porque a força de trabalho do seu provedor de nuvem é altamente qualificada.

A nuvem também minimiza as despesas de tempo de inatividade. Como os sistemas em nuvem raramente passam por inatividade, você não precisa gastar tempo e dinheiro resolvendo possíveis falhas.

4. Segurança dos dados

A segurança dos dados é uma preocupação crucial para todas as empresas, independentemente do porte ou setor. Faturamento, fidelidade do consumidor e postura da marca podem ser impactadas por vazamentos de dados.

A nuvem oferece amplas proteções de segurança para garantir que os dados sejam armazenados e manuseados com segurança. Permissões específicas e funções monitoradas podem limitar o acesso a dados confidenciais e, portanto, reduzir a superfície de ataque de agentes mal-intencionados.

As empresas de armazenamento em nuvem protegem suas plataformas e dados usando medidas básicas de segurança, incluindo autenticação, controle de acesso e criptografia. Então, a maioria das empresas aplica suas próprias medidas de segurança para melhorar a proteção de dados na nuvem e restringir o acesso a dados confidenciais na nuvem.

5. Escalabilidade

Uma grande corporação com mais de 1.000 funcionários não terá as mesmas demandas de TI de uma start-up. A nuvem é uma excelente opção porque permite que as empresas aumentem ou diminuam suas equipes de TI de forma rápida e eficiente.

Eles são apropriados para empresas com necessidades de largura de banda em constante mudança. Se as necessidades da sua empresa crescerem, você poderá expandir rapidamente sua capacidade de nuvem sem investir em novo hardware. Esse nível de flexibilidade pode fornecer às empresas baseadas em nuvem uma vantagem competitiva.

Essa escalabilidade reduz a possibilidade de preocupações operacionais e de manutenção internas. Soluções profissionais e recursos de alto desempenho estão ao seu alcance. O maior benefício da nuvem é a escalabilidade.

6. Cooperação

A mesma infraestrutura é usada por desenvolvedores, controle de qualidade, operações, segurança e arquitetos de produtos, permitindo uma melhor comunicação da equipe. As funções e permissões da nuvem ajudam a minimizar disputas e mal-entendidos ao rastrear melhor quem fez o quê e quando.

Ambientes de nuvem para teste, controle de qualidade, demonstração e pré-produção podem ser desenvolvidos. A nuvem torna a colaboração transparente muito mais fácil.

7. Armazenamento Ilimitado

Por exemplo, dependendo da disponibilidade, desempenho e frequência de acesso dos dados, a nuvem pode armazenar praticamente qualquer tipo de dados em praticamente qualquer tipo de armazenamento de dados na nuvem.

O custo do armazenamento aumenta com a disponibilidade, desempenho e frequência de acesso dos dados. Criar e otimizar políticas de estrutura de custos em nuvem pode reduzir drasticamente os custos de armazenamento em nuvem, mantendo os objetivos de negócios da empresa.

8. Backup de dados

Ter espaço de armazenamento ilimitado ajuda no backup e na recuperação. Versões de software mais antigas podem ser salvas para fases subsequentes, caso sejam necessárias para recuperação ou reversão.

9. Recuperação de desastre

Se o seu aplicativo for distribuído em diferentes regiões e um ficar inativo, o tráfego poderá fazer failover sem interrupções para as regiões de trabalho sem interrupções para os usuários finais. Quando um problema sério de software é descoberto, uma reversão rápida pode ser realizada para restaurar uma versão mais estável publicada anteriormente. Esse tipo de ação é conhece por disaster recovery

10. Mobilidade

A computação em nuvem permite o acesso móvel aos dados da empresa por meio de smartphones e gadgets, garantindo que ninguém fique de fora. Funcionários ocupados ou que residem longe do escritório corporativo podem utilizar essa ferramenta para se manterem conectados com clientes e colegas de trabalho.

Os recursos da nuvem podem ser salvos, acessados, restaurados ou processados ​​com apenas alguns cliques. Os usuários podem acessar seu trabalho de qualquer lugar do globo, desde que tenham conectividade com a internet. Além disso, os provedores de serviços fazem todos os upgrades e atualizações automaticamente. Isso economiza tempo e esforço da equipe na manutenção do sistema, diminuindo as responsabilidades da equipe de TI.

Conclusão

É fácil ver por que a popularidade da computação em nuvem está aumentando ano após ano. A computação em nuvem melhora a produção, a colaboração, a segurança e a receita das empresas.
O uso de uma solução baseada em nuvem pode ajudar uma empresa a evitar vários problemas que afligem a tecnologia local.

A Golden Solutions possui vasta expertise no serviço de cloud computing, além de possuir as certificações ISOs 27001, 27017 e 27018, que garantem a excelência que é entrega na prestação do serviço. Oferecemos os melhores recursos de uma nuvem pública na Golden Cloud. Aumente ou diminua a capacidade do seu poder de computação de forma simples e com apenas alguns cliques.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.