p Golden Solution | Backup em Nuvem: Como fazer?

Backup em Nuvem: Como fazer?.

13/04/2022
cibersegurança
backup on premises
Como fazer backup em nuvem?
Como fazer cloud backup?
O que é backup em nuvem?

Backup em nuvem atualmente é uma das opções mais seguras e com o melhor custo benefício o seu negócio. É a solução que as empresas vêm optando em maior quantidade.

O que é Backup?

No mundo da tecnologia da informação, o termo backup (comumente conhecido como “backup de dados”) é um backup eletrônico de dados em um computador que é salvo em um sistema de computador diferente, para que possa ser usado para recuperar os dados originais no caso de perda de dados.

Atualmente, a importância de fazer backup de seus dados está entre as maneiras mais seguras de garantir que você seja proativo em garantir a segurança de seus dados. Se ocorrer um desastre, você poderá ter certeza de que seus dados ainda estão seguros. Com a ajuda na forma de métodos de segurança cibernética e software de backup, você pode ser proativo e se proteger de qualquer desastre antes que ele ocorra.

Como os ataques cibernéticos ocorrem todos os dias, é quase impossível ter certeza de que suas informações não serão danificadas ou roubadas.

De acordo com a Universidade de Maryland, os hackers atacam pelo menos a cada 39 segundos (ou 244 vezes por dia, em média). É por isso que tomar medidas preventivas contra violações de dados e fazer backup dos dados com os quais você está mais preocupado deve estar na vanguarda de seus pensamentos. Para isso, entender de cibersegurança é fundamental

A importância de ter backup

O software de backup fornece proteção para dados corporativos copiando-os de bancos de dados, servidores, laptops, desktops e vários outros dispositivos no caso de erros de usuários, arquivos corrompidos ou catástrofes físicas que tornam informações cruciais inacessíveis. Ele também pode proteger informações comerciais confidenciais durante o caso de falha no hardware, penetração de hackers e outras ameaças que podem ser impostas aos dados armazenados digitalmente através da realização de uma análise de risco.

Há uma variedade de aplicativos de backup que funcionam com fontes de segurança de dados, desde servidores para uso corporativo e laptops pessoais. Você pode salvar suas informações em um disco rígido externo, mas cada vez mais usuários estão optando por backups em nuvem.

Na maioria das vezes, eles servem ao mesmo propósito, no entanto, o preço e o escopo do trabalho podem diferir bastante.

Tipos de backup

Existem vários tipos de estratégias de backup e backup de dados, cada uma projetada para lidar com diferentes desafios, bem como vulnerabilidades e requisitos de armazenamento. O backup regular é crucial para proteger seus negócios No entanto, é difícil identificar o tipo de backup que você deve fazer.

Backup completo

Acredita-se que um backup completo seja um dos tipos mais populares de backup.

Como o próprio nome sugere, o termo “backup completo” refere-se a quando todos os itens e pastas selecionados estão protegidos. É o maior método de backup, levando mais tempo para ser concluído e precisando de mais espaço do que outros tipos de backup.

Backup incremental

Um backup incremental é uma tentativa de fazer backup de todas as modificações nos dados que ocorreram desde a última vez em que o backup foi concluído. O backup a seguir pode ser um backup completo ou o backup incremental que foi executado anteriormente.

Backup diferencial

Um backup diferencial está entre backups completos e backups incrementais. Isso se deve ao fato de que um backup incremental registra modificações nos dados que ocorreram após o último backup de qualquer tipo. Um backup diferencial registra todas as alterações feitas nos dados após o último backup que foi um backup completo.

Backup espelhado

Como o nome sugere, como o nome indica, backups espelhados, como o nome sugere, backup espelhado é o processo de criar uma cópia exata feita a partir dos dados originais. Se um arquivo da fonte for excluído, exatamente o mesmo arquivo será excluído no espelho de backup.

Backup completo do PC (backup completo do computador)

Um backup completo do seu PC (ou o backup completo de um computador) é um backup do computador que tem como alvo um arquivo inteiro. Além de copiar informações no computador, um backup completo do PC cria uma imagem que mostra a arquitetura do computador. Esta imagem é uma imagem de toda a unidade que pode ser salva em uma versão compactada ou não compactada.

Backup local (on premises)

Os backups locais são um backup em que o dispositivo de armazenamento é armazenado próximo (geralmente no mesmo local ou escritório), por isso são chamados de locais. Nesse caso, é fundamenta a empresa aumentar a segurança de servidores locais

Backup externo

Os backups externos podem ser comparados e apresentam o mesmo risco que os backups locais. No entanto, esses backups são capazes de separar os dados em diferentes locais. Isso evita que os dados sejam afetados por tê-los armazenados em locais diferentes. O backup inicial é feito localmente. No entanto, uma vez descoberto que a mídia (ex unidade externa) é movida para um local diferente (a casa de um gerente ou prédio de escritórios separado ou o data center), os dados são transformados em um backup externo.

Backup em nuvem (Cloud)

Um backup na nuvem (também chamado de backup na nuvem) é um backup online feito regularmente em um dispositivo de armazenamento que está sempre conectado ao gadget do qual está sendo feito o backup utlizando computação em nuvem.

O backup é “online”, pois o meio de armazenamento está sempre online. A mídia de armazenamento geralmente está localizada fora do local e possui um link contínuo para a fonte de backup pela Internet. O processo de backup não requer a intervenção de um humano para conectar uma unidade externa ou cabo para permitir que o backup seja iniciado.

Backup remoto

Os backups remotos são backups offline. A diferença é que você obtém acesso e restaura os backups quando estiver em qualquer lugar. É por isso que é conhecido como backup remoto. Você não precisa estar fisicamente presente na instalação de armazenamento para obter um ponto de acesso ao seu backup.

FTP de backup

Um backup FTP é feito usando o File Transfer Protocol (FTP) via online e é enviado para um servidor FTP. Esse servidor geralmente está localizado em um datacenter localizado longe da fonte de dados que está sendo feita o backup.

As razões para escolher o backup na nuvem

Os benefícios do backup em nuvem superam quaisquer desvantagens, por isso muitas empresas optam por armazenar seus dados na nuvem.

Reduza custos e use menos recursos. O backup na nuvem é mais barato do que gerenciar um sistema de backup no local. A empresa não precisa comprar ou manter hardware ou software, e você não precisa se preocupar em obter uma aprovação para fazer uma grande despesa. Em vez disso, você paga uma taxa de assinatura mensal, que é uma despesa operacional.

Segurança de seus dados durante uma catástrofe. Backups nas instalações ou localmente podem ser destruídos em caso de catástrofe imediata como furacão, tornado ou inundação. Embora seu escritório e seu sistema possam ser destruídos, os dados armazenados em backup na nuvem permanecerão inalterados pelo evento, garantindo que sua empresa possa voltar a operar novamente.

O acesso aos dados está disponível a partir de qualquer local. Se você estiver conectado à Internet e a um computador, poderá acessar os dados de backup em qualquer lugar, a qualquer momento. Embora a recuperação de um backup completo de dados do armazenamento em nuvem possa ser demorada, é simples e rápido baixar vários arquivos de dados diretamente da nuvem.

Melhor segurança de dados. Alguns podem argumentar que um backup em nuvem na Internet não é tão seguro quanto o backup local. No entanto, para uma empresa de pequeno e médio porte (SMBs) que pode não ter um especialista em segurança cibernética na equipe, um provedor de nuvem experiente pode fornecer melhor segurança.

Segurança contra ataques cibernéticos. Seus dados estão seguros no caso de cibercriminosos atacarem seus sistemas no local. Além de danificar ou destruir a produção de dados na maioria dos casos, os hackers também excluem ou alteram os backups locais. Os backups isolados fora do local na nuvem manterão as informações seguras.

Escalabilidade. Sua empresa pode aumentar o tamanho dos serviços em nuvem sem precisar comprar equipamentos ou softwares adicionais. Na verdade, dimensionar serviços em nuvem é simples e é possível fazer sob demanda, no entanto, é provável que seu custo de assinatura mensal aumente de acordo.

Cloud Backup: Como fazer?

Desvantagens do backup em nuvem

Leva tempo para baixar o backup completo. Com base na velocidade da sua internet e na quantidade de dados que você possui, pode levar muito tempo – entre algumas horas e dias para baixar um arquivo completo da nuvem.

Na Golden, garantimos a conectividade necessária para minimizar a latência de nossos clientes e contornar essa desvantagem.

A possibilidade de perder dados no momento em que o contrato termina. Seja cauteloso e revise cuidadosamente as políticas do provedor de nuvem em relação ao cancelamento de contratos. É importante certificar-se de que você tem a capacidade de baixar seu backup no caso de optar por encerrar seu contrato. Certifique-se de saber por quanto tempo seu provedor de nuvem armazenará seus dados após o cancelamento do contrato.

Na Golden, garantimos 100% de autonomia ao cliente para gerir e acompanhar seus backups por meio de uma plataforma própria e garantimos a segurança de seus dados. Somos certifcados nas ISOs 27001, 27017 e 27017, o que sustenta nossa capacidade de entregar a solução mais segura para você.

Leia mais: Disaster Recovery: O que é e qual a diferença para backup?

Conheça a Golden Solutions

A Golden Solutions conta com centenas de clientes atendidos, comercializando licenças de software e desenvolvendo serviços como gestão de nuvem, consultoria e serviços gerenciados, além de um portfólio amplo de soluções verticalizadas com foco em inovação e transformação digital.

Uma década focada nas necessidades de nossos clientes, no qual buscamos inovar em parcerias oferecendo soluções e serviços de tecnologia e inovação para os mais diversos perfis de Empresas, Instituições, Profissionais e Usuários.

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.