p Golden Solutions | Entenda os riscos de servidores locais (on premises)

Entenda os riscos de servidores locais (on premises).

09/04/2022
Cloud Computing
Segurança da Informação
cibersegurança
servidores on premises
riscos servidores locais
backup em nuvem
backup on premises

A rotina de administração de um negócio envolve o fluxo de informações e documentos. Uma grande parte dos dados é mantida em arquivos do servidor. Assim, armezar dados fisicamente na empresa é comum entre as empresas, por isso é importante que o gestor entenda os riscos de servidores locais

Embora sejam uma excelente técnica de armazenamento, é fundamental estar atento a certos perigos.
Os servidores de arquivos são aparelhos projetados para conectar computadores que tornam os dados acessíveis às redes locais. Cada membro da equipe e quaisquer outros arquivos que devem ser compartilhados entre os membros da equipe.

No passado, era uma decisão fácil para as empresas armazenarem suas próprias informações dentro de suas instalações. No início, não havia muitos dados sendo criados porque apenas poucas pessoas conseguiam acessar os computadores.

Com a evolução da tecnologia e modernização das empresas, os computadore tiveram seu uso intesificado gradativamente.

No início, as informações geradas ainda eram facilmente gerenciadas. Um exemplo seria administradores de TI impor restrições de quantidade de espaço nos servidores de e-mail. Além disso, não havia alternativas, como armazenamento em nuvem.

Em muitas empresas, o método tradicional de armazenamento local ainda está em uso. No entanto, o volume de dados que se cria atualmente está muito além da capacidade dos servidores locais de armezená-os completamente.

Além disso, as empresas agora estão reconhecendo a necessidade de armazenar tudo à medida que percebem o valor dos dados para seus negócios.

Em alguns casos, as soluções de armazenamento no local fornecem melhores desempenhos para aplicações sensíveis que consomem muitos dados, como computação de alto desempenho. No entando, as soluções de armazenamento no local são consideralmente caras e complicadas de adquirir, manter e expandir .

E quais riscos de servidor local?

Os custos de manutenção e hardware são altos.

O valor gasto em custos de infraestrutura está vinculado à quantidade de movimentação de dados dentro da empresa. Em outras palavras, quanto maior a quantidade de clientes que compartilharão a mesma rede, maior será a despesa em hardware para um servidor de arquivos eficaz.
Além disso, para alcançar o resultado desejado, é importante contratar pessoal qualificado. É vital empregar uma equipe de TI que, por sua vez, será responsável pela instalação, manutenção e cuidado dos servidores.

Sem contar com os custos atrelados a energia, licenças, atualizações e monitoramento.
Problemas técnicos

Juntamente com o perigo de perda de dados, falhas de servidor podem causar perda de operações e fluxo de trabalho em sua empresa. Problemas técnicos podemo provocar a interrupção de atividades que dependeam do funcionamento do servidor. Atividades como compartilhar dados ou consultar informações, por exemplo, podem ser comprometidas em situações como essa.

Medidas de segurança

Se você optar por usar servidores locais, é importante saber que as práticas de segurança dependem inteiramente de você.

As regras para permissões de acessos devem ser claramente definidas para garantir que os documentos confidenciais não sejam identificados.

Além disso, medidas de segurança para proteção contra possíveis invasores, bem como tecnologias para a segurança dos servidores devem ser contratadas, implementadas e sustentadas.

Entenda os riscos de servidores locais (on premises)

Risco de backup físico

O backup oferece a você a tranquilidade de estar preparado para recuperar seu ambiente no caso de seus sistemas e arquivos serem afetados por um problema de segurança.

Naturalmente, qualquer backup, por mais básico que seja, trará uma vantagem em relação a qualquer tipo de proteção de dados ou estratégia de recuperação, no entanto, existem algumas áreas de interesse a serem observadas caso você opte por configurar um backup local (on premises).

Um erro que é comum, e que pode custar caro, é a prática de algumas empresas optarem por utilizar apenas servidores locais para opção de backup. Se for esse o caso, seus arquivos estão suscetíveis a danos como inundação, roubo, incêndio ou qualquer outro incidente.

Se o equipamento for danificado, os dados armazenados podem ser perdidos e, em certos casos, nunca recuperados.
Isso significa que, apesar de proporcionar uma sensação de segurança e proteção por serem “tangíveis”, eles também carregam certos perigos. São eles:

  • Roubo

Infelizmente, roubos acontecem. Podem ser uma violação das instalações de uma empresa, com destaque para o roubo de equipamentos para obtenção de benefícios financeiros ou o resultado de má fé no acesso às suas informações pessoais. A possibilidade de ter sua segurança comprometida devido ao roubo de um item que pode ser “transportado” pelas mãos representa um risco de servidor local que pode ser evitado

  • Catástrofes físicas

Outros fatores de imprevisibilidade, como catástrofes naturais e externos, podem causar danos ou até mesmo destruir sua estratégia de backup local. Inundações e incêndios podem causar a destruição de fitas, dispositivos e servidores inteiros.
Além disso, há problemas como falta de energia ou curtos-circuitos (por isso a necessidade de comprar no-breaks para o servidor dedicado).

  • Danos no dispositivo

Por serem objetos físicos sujeitos a danos, também é bastante comum a possibilidade de quebrarem ou serem danificados pelo manuseio. Assim, ao considerar a segurança dos dados, é essencial garantir a segurança dos equipamentos que são utilizados para criar backups físicos – espaços de armazenamento designados, bem como orientações de como movê-los.

Vale destacar a depreciação dos equipamentos, cuja manutenção e substituição é de responsabilidade do negócio.

  • Perda do dispositivo

Há uma oportunidade de perder os dispositivos, principalmente quando eles são removidos da sede corporativa para protegê-los. Além disso, em casos como mudança de sede, limpeza de arquivos ou apenas falta de cuidado, pode ser desencadeada pelo uso de backups em servidores locais.

Computação em nuvem como alternativa

O risco de armazenar informações localmente em servidores leva ao desenvolvimento de soluções alternativas para armazenamento em nuvem.

Com esta solução alternativa para seus arquivos e dados de dispositivo físico, os arquivos são movidos para uma máquina virtual que proporciona mais proteção, backups seguros e manutenção facilitada, além de uma redução nos gastos com instalação e hardware.

Além disso, o backup em nuvem é uma alternativa mais segura, pois, depois de entender os riscos potenciais associados ao uso de um backup físico, sempre há a opção (ou na ausência de um plano local) de usar opções de backup em nuvem.

Você pode transferir seus arquivos, dados ou aplicativos para ambientes de nuvem, que são controlados pelo provedor de nuvem e oferecidos por uma taxa mensal.

Existem inúmeros benefícios do backup em nuvem. O melhor de todos é que pode ser incorporado ao investimento que sua empresa já fez, como copiar principalmente as informações para o servidor dedicado, por exemplo, ou criar uma segunda cópia na nuvem. Isso não está sujeito ao risco, como discutimos anteriormente.

Aprenda mais aqui:

Entre em contato conosco e conheça melhor nossas soluções.